Abertura Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

O Parque Nacional da Chapada dos Vedeiros reabriu na terça-feira (18) em Alto Paraiso de Goiás, na parte norte da província, após um encerramento de cinco meses. Segundo o concessionário responsável pela visita, Soci Parques, a atividade será retomada de acordo com todas as normas sanitárias para evitar a Covid-19.

“Estamos esperando por esse recomeço, nossas expectativas são altas. Nossos visitantes têm todos os protocolos de segurança em vigor. Nossos funcionários os aceitarão e os orientarão”, disse Rafael Ferrars, diretor da concessão.

A data de abertura foi fixada após a publicação de um decreto municipal da cidade de Alto Paraíso de Goiás, Goiás, permitindo à cidade retomar as atividades econômicas, sujeita à inspeção e aprovação municipal, bem como a abertura do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A ordem de reativação foi publicada no Diário Oficial na segunda-feira (17 de março).

“Estamos fechados desde 17 de março. Este retorno é importante para nossa economia, turismo e movimento hoteleiro”, enfatizou Ferrars.

O Parque Nacional da Chapada dos Vedeiros só pode aceitar 60% de sua capacidade total. Os turistas podem entrar no parque das 8h às 12h e devem sair até as 18h.



As medidas preventivas do Coronavirus são baseadas nas diretrizes da Secretaria de Estado da Saúde e do ICMBio. Essas medidas incluem o uso de máscaras e medidas para manter a temperatura corporal para visitantes e funcionários.

Feras observou que o protocolo de segurança minimiza o risco de poluição para os trabalhadores, visitantes, instalações turísticas, bem como para os motoristas e guias que retornam ao parque.

Viagem permitida.
Os visitantes podem visitar a trilha amarela de 11 km em Saltos, Carrossel e Corredeiras, a trilha vermelha de 11 km em Canyons e cariocas, a trilha azul de 850m e Celima.

O local mais longo, a 23,5 km de “Kaheira Seta”, permanece fechado por causa dos acampamentos.

Lojas de lembranças e lanchonetes também estão reaparecendo. No entanto, o centro de visitantes não é permitido.

Medidas de segurança

O uso de máscaras é obrigatório para entrar no parque. As temperaturas são medidas por um termômetro infravermelho e se a temperatura estiver acima de 37,8 graus Celsius, os visitantes não são permitidos no parque e são direcionados para o Departamento de Saúde.

O centro de visitantes instala equipamentos e um prato de álcool gel em bilheterias, lanchonetes e banheiros para orientar os visitantes e garantir sua higiene e segurança.

A limpeza e desinfecção de todas as áreas do parque, incluindo as adequadas para uso, foi melhorada. Segundo o concessionário, o pessoal do parque necessita regularmente de equipamentos de proteção pessoal, uniformes e equipamentos utilizados para limpeza.

Para evitar a superlotação, o pessoal acompanhará os visitantes ao longo dos caminhos e atrações do parque durante sua estadia no parque. Durante cada viagem, o visitante deve trazer comida e água suficientes para evitar o compartilhamento e garantir o funcionamento do sistema imunológico.

Patrimônio Mundial.

O parque de 240.000 hectares é apenas uma parte do território da Chapada dos Vedeiros declarado Patrimônio Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). Próximo ou dentro da Chapada dos Veadeiros tem três recursos hídricos do horizonte: Guarani, Urcha e Bambu.

O Cerrado é um dos habitats mais antigos do mundo, com mais de 2 bilhões de anos de existência. É o segundo maior bioma criado vegetativamente na América do Sul, depois da Amazônia. Com 62% das cavernas no Brasil (cerca de 4000), o Cerrado ajuda com a chuva, a água caindo no solo e abriga uma das maiores biodiversidades do mundo.

Veja aqui a tabela dos últimos 7 dias referente ao Corona Vírus

BrazilLast Updated: Loading...
Total Cases0
New Cases0
Total Deaths0
New Deaths0
Total Recovered0
Active Cases0
Critical0
Case/1M0
Deaths/1M0
Total Tests0
Tests/1M0
homem-viajante-com-mochila-no-topo-da-montanha-conceito-travel-lifestyle_1150-1793
Dias
Horas
Minutos
Segundos

PROMOÇÃO NAS ÚLTIMAS 48 HRS

HOTÉIS E HOSPEDAGEM COM PROMOÇÃO

APROVEITE A NOSSA PARCERIA COM O BOOKING E GARANTE A MELHOR HOSPEDAGEM NA CHAPADA DOS VEADEIROS!