Melhor época para visitar Chapada dos veadeiros

CHAPADA DOS VEADEIROS QUANDO IR ?

A Chapada dos Veadeiros pode ser visitada durante todo o ano, mas é importante notar que a região possui duas estações diferentes que oferecem aos viajantes uma experiência diferente. Entre Maio e Setembro, a Chapada dos Vadeiros sofre de seca e quase nenhuma chuva. De outubro a abril, mudança climática e mudança nas chuvas. E como esta é uma região onde o turismo de natureza é central, o clima vai influenciar fortemente a experiência de quem visita a Chapada dos Veadeiros, por isso deve estar atento ao que se encontra em cada estação.

Maio à Setembro

 A Chapada dos Vedeiros atinge o seu clima seco entre Maio e Setembro. Em Abril, as chuvas começam, em Maio, muito raramente, e a partir de Junho quase não chove. Ao mesmo tempo, a paisagem adquire novas nuances. Em meio à seca, o pôr-do-sol fica mais bonito. O espetáculo é garantido diariamente durante este período.
 
A seca é o momento ideal para visitar a Chapada dos Vedejiros sem medo da chuva durante caminhadas ou cachoeiras. Os dias são quentes e ensolarados, as noites são geralmente muito frias, e no inverno, uma cobertura ainda mais dura é necessária para resistir ao frio. Esta é a estação alta da Chapada, que coincide em grande parte com julho, quando o número de turistas também está aumentando devido às férias escolares. Deve-se notar que no auge do inverno, as cachoeiras se tornam cada vez mais frias. Nada de bom que não resolva. Seja corajoso e salte imediatamente! O resultado é refrescante. O positivo é que, sem precipitação, a água das quedas torna-se cada vez mais transparente.
 
O início da seca, de Abril a Junho, é altamente recomendado para viajantes. A Chapada não será tão cheia de turistas, a vegetação ainda terá tons verdes, as cachoeiras terão muita água, e a umidade não significará tais traços de deserto. Esta é provavelmente a melhor época para visitar a Chapada dos Vedeiros. Com o desenvolvimento da seca, a vegetação torna-se marrom, as cachoeiras perdem sua força (algumas até desaparecem), e a baixíssima umidade pode se tornar um fardo pesado para os habitantes de áreas de floresta tropical como o litoral. Os meses mais críticos de seca são agosto e setembro, quando há muitos incêndios na região. A partir de outubro, vai chover novamente, e a Chapada voltará às cachoeiras verdes saturadas e abundantes.

 

Outubro à Abril

 
Na maior parte do ano, a Chapada dos Veadeiros recebe uma boa quantidade de chuva, e o pico chega em dezembro e janeiro, exatamente durante as férias de final de ano. A precipitação começa em Setembro e aumenta em Novembro à medida que as tempestades se tornam mais frequentes. O aumento das chuvas ajuda a Chapada dos Veadeiros a recuperar sua cor verde e tornar as cachoeiras animadas e cheias. 
 
Com chuvas tão fortes, há um risco de quedas de água. Sim, a Chapada dos Veadeiros é afetada por  quando o nível do rio sobe e, em casos extremos, não há tempo para encontrar um lugar seguro. Portanto, você deve ter cuidado ao viajar durante os meses em que chove mais. Também é importante dizer que a grande quantidade de chuva torna a água em algumas cachoeiras mais lamacenta, o que pode decepcionar os turistas (como no caso das Cachoeiras de Santa Bárbara, conhecidas por suas águas azuis e cristalinas). 
 
O início da estação chuvosa, entre setembro e outubro, é um bom momento para visitar a Chapada dos Veadeiros. A seca traz tréguas, as cascatas começam a reconstruir-se e ainda não há grandes tempestades. Os meses de Novembro a Março requerem muito mais atenção dos visitantes. É preciso dizer que é a estação do ano que oferece as cachoeiras mais bonitas e maiores. A aparência é espetacular, mas o cuidado deve ser duplicado. A boa notícia é que o aumento da precipitação é acompanhado por altas temperaturas. Então, a água nas cachoeiras vai aquecer e será menos doloroso fazer o primeiro mergulho.
 

Melhores Meses

A Ciapada dos Vedeiros é fortemente influenciada pela época festiva e pelas longas férias. Os preços são altos e as vistas são muito mais completas. Visitar algumas das cachoeiras mais controversas, como Santa Barbara Falls em Cavalcant, pode ser muito desafiador. Para evitar um grande afluxo de turistas e preços elevados, evite viajar durante os meses de dezembro, janeiro e julho e em feriados como o Ano Novo, Carnaval e Semana Santa, além de feriados públicos alterados. Acredite ou não! Será muito mais agradável caminhar pelos caminhos e nadar em cachoeiras mais calmas e menos lotadas.

Os melhores meses são Abril, Maio, Junho e Julho;
Os piores meses são Dezembro e Janeiro;
Os meses de secagem são Junho, Julho e Agosto;
Meses de chuva: Novembro, Dezembro, Janeiro, Fevereiro e Março.